JA slide show
 

Atendimento


Seg. a Sex das 8:00 as 19:00 
Sab. das 8:00 as 12:00

(11) 5082-1000

Doenças do Quadril - Artite , Artrose , Necrose , Doenças Degenerativas

E-mail Imprimir

Doenças Degenerativas

As doenças degenerativas desta articulação envolvem a artrose, artrite,osteonecrose, seqüelas de doenças do desenvolvimento do quadril e alterações decorrentes de atividades físicas ou profissionais. Estas patologias são diagnosticadas pelo médico através do exame ortopédico adequado e do uso de métodos de diagnóstico auxiliar como a radiografia, exames de sangue , tomografia e ressonância magnética. O tratamento será definido pelo médico em conjunto com o paciente respeitando o estágio de evolução da doença e as técnicas de tratamento disponíveis no momento.

 

Artrose do quadril
A artrose do quadril é uma doença degenerativa articular progressiva que causa dor e redução da mobilidade . Deve ser diagnosticada precocemente para tentar retardar sua evolução. Casos avançados de artrose usualmente são tratados com artroplastia total da articulação.

Osteonecrose
Osteonecrose da cabeça femoral é a interrupção da circulação do sangue na cabeça femoral que causa fraqueza óssea e destruição da arquitetura articular e dor. Quando é diagnosticada precocemente podemos utilizar métodos de tratamento para salvar a articulação, se o diagnóstico é tardio e a dor é intensa a artroplastia é a melhor opção.

Artrite
Artrites são doenças do sistema auto-imune do organismo que atacam as articulações causando dor e destruição articular. Nestes casos devemos tratar a doença auto imune e acompanhar as conseqüências para o quadril utilizando os métodos de tratamento para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Doenças do Desenvolvimento do Quadril
Estas patologias ocorrem devido a algum problema no período de formação articular e desenvolvimento na infância que trazem seqüelas definitivas para a biomecânica do quadril. Necessitam de acompanhamento periódico para avaliar os danos progressivos e trata-los com antecedência.

Fraturas do Quadril
As fraturas do quadril afetam o fêmur próximo à articulação e fraturas da bacia. Nos indivíduos jovens, as fraturas desta articulação decorrem de traumatismos de grande intensidade e são tratadas com cirurgia preferencialmente. Nos idosos do sexo feminino, as fraturas do quadril são muito freqüentes devido à osteoporose que enfraquece os ossos. Traumas de baixa intensidade podem causar fraturas nestes pacientes. Cabe ao médico orientar os pacientes para o tratamento e prevenção da osteoporose. As fraturas do quadril no idoso são tratadas com cirurgia após avaliação clinica adequada do paciente.

Quadril do Atleta
O atleta pode apresentar lesões dos tendões, músculos e cartilagem do quadril. Estas lesões são causadas na sua maioria por traumas ou movimentos inadequados. Devemos avaliar bem o tipo de atividade física praticado e estabelecer um programa de recuperação que pode envolver a fisioterapia, medicações, fortalecimento muscular e em alguns casos até o tratamento cirúrgico.

 

 

Home Artigos Doenças do Quadril - Artite , Artrose , Necrose , Doenças Degenerativas

Termo de uso

"As informações  encontradas  no site estão de acordo com padrões vigentes à época da publicação. Mas as constantes mudanças na Medicina, resultantes das pesquisas clínicas, as diferentes opiniões entre especialistas,  e os aspectos peculiares de situações individuais, implicam na necessidade por parte do leitor, de exercer seu melhor julgamento ao tomar decisões. Em particular, o leitor é solicitado a discutir a informação obtida neste site com um profissional da saúde, sendo que este site de informação não pode e nem deve substituir uma consulta médica."